Cinco dicas roteiro de viagem incrível e barato3 min. de leitura

Tatiane Matheus

Planejamento é um dos segredos para fazer uma viagem economica
Planejamento e (muita) informação são os principais segredos para economizar, além de já começar a viagem antes de partir

O desejo de viajar cresce a cada dia. As dúvidas de quanto gastar, para onde ir e o que fazer aumentam com o sonho. Se a grana estiver mais curta do que a vontade de cair no mundo, não entre entre em pânico: com planejamento é possível ir para mais regiões.

Conhecer a si mesmo é o pontapé inicial para escolher a melhor rota para fazer turismo e ter uma viagem incrível. Busque o que mais tem a ver com seu perfil: prefere se conectar com a natureza ou cair na balada? Gosta de ter um guia ou de explorar a cidade sem ninguém? Vai sozinho ou acompanhado?

#1 Trace um roteiro econômico com planejamento
Sabe aquele primo que mora em Dublin (Irlanda) ou a amiga que vive em Nova Iorque (EUA)? Decidir lugares de acordo com as “camas disponíveis” que te esperam podem ajudar a montar um roteiro de viagem que começa em uma capital e termina na outra, incluindo vários países ao ir de trem, ônibus ou de companhias aéreas low-cost. Se não der para acionar sua rede de contatos, a alternativa é seguir aplicativos e sites de ofertas de voos para decidir qual destino será mais vantajoso. Calcule qual é a hospedagem que vale mais a pena: de Airbnb às redes de hostels.

#2 Estude as rotas antes de embarcar e conheça mais lugares

Ok, você já sabe para onde ir, porém, o que fazer? Quem vai para Israel pode se animar e pegar uma excursão para o Egito ou à Jordânia. Muitos hostels e agências têm estes serviços. Também para não perder tempo entre uma atração e outra, já defina as rotas diárias no Google Maps. Quem compra tickets de transporte público para mais dias, economiza. Mas tem de saber quantos precisa.

#3 Viaje prevenido para ganhar tempo e se divertir mais
Cheque se há necessidade de vistos e quais são as documentações que irá precisar. Pesquise qual é a melhor tipo de bagagem. Ir para Machu Picchu (Peru) de mala vai te dar trabalho. Só que, antes de fazer a mochila, verifique a previsão do tempo (Accurweather) para escolher as roupas mais apropriadas ao montar o roteiro de viagem. Empresas de cartões de crédito oferecem seguro-viagem gratuito em alguns planos quando o cliente compra as passagens com o cartão deles, como as bandeiras Visa ou Mastercard.

#4 Siga quem conhece o lugar e tire dúvidas
Explora melhor o lugar quem mora ou já foi lá antes. Entre em grupos de redes sociais dos locais que você vai viajar. Leia as dicas e tire suas dúvidas perguntando nesses fóruns ao montar um roteiro de viagem mais apropriado para você.

#5 Conte seus registros e planeje a próxima viagem
Utilize as suas redes sociais para registrar as suas impressões. Se não tiver tempo para escrever durante a viagem, anote as suas impressões no celular para não esquecer dos detalhes que podem servir de dicas para as suas próximas viagens ou inspirar mais pessoas. Se der preguiça, grave áudios para escutar depois.